Publicado em: 18/05/2012

18/05/2012

Semana da Comunicação

A 12ª Semana de Comunicação reuniu grandes profissionais com objetivo de discutir temas como mercado de trabalho, experiências e tendências na área de Comunicação, com alunos dos cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Rio Branco, entre os dias 14 e 18 de maio.

O evento teve a organização dos coordenadores dos cursos de Comunicação - Patrícia Rangel, Jornalismo e Relações Públicas; Clayton Sasahara, Rádio e TV; Ana Paula Nogueira, Publicidade e Propaganda; e Paulo Durão, Editoração e Design. Alunos de Jornalismo realizaram toda a cobertura do evento para o Blog "Profissão Foca".

Em um bate papo descontraído, os alunos receberam Ivan Moré, apresentador do Globo Esporte, que contou sobre sua trajetória profissional até chegar à televisão. Os estudantes também puderam tirar dúvidas sobre a linguagem do Jornalismo Esportivo.

Márcio Moron, diretor de Programação do Canal Fox Sports no Brasil, falou sobre a implementação do canal no mercado brasileiro e apresentou as diversas plataformas em que a emissora está presente, como, por exemplo, a internet e aparelhos móveis, um dos maiores desafios da empresa. O palestrante falou, ainda, sobre as práticas jornalísticas dentro da Fox Sports e do mercado de trabalho.

O sócio fundador da agência DPZ, Roberto Duailibi, apresentou exemplos de propagandas bem sucedidas na história da empresa, além de discutir a importância da ética profissional dentro da comunicação.

André Faria, diretor de Criação da Agência Loduca, abordou o tema "O poder de uma ideia idiota", na qual citou diversas propostas que foram julgadas "idiotas", inicialmente, mas que resultaram em grandes sucessos na Publicidade. O palestrante tem mais de 12 anos de experiência na área de Propaganda, e já ganhou 11 Leões em Cannes como redator, um dos mais importantes prêmios na área.

Para abordar o tema "O Merchandising na TV - a importância da adequação e sua abrangência nos dias de hoje" foi convidada Tatiana Souza, executiva de Merchandising da Globo. A palestrante contou como este trabalho é feito na emissora e falou sobre o primeiro merchandising na TV, feito na novela Beto Rockfeller, de 1968.

Fábio França, doutor em Relações Públicas, discutiu o panorama do mercado com a palestra "Mercado de trabalho e o seu desdobramento para o setor de Comunicação". Para ele, o profissional de Comunicação deve saber lidar bem com as mudanças e ser proativo.

O diretor de Comunicação da General Motors do Brasil, Pedro Luiz Dias, falou sobre o processo de Comunicação realizado na empresa. O convidado enfatizou a importância de uma boa comunicação com os funcionários e mencionou que hoje o maior esforço do setor é para aproximar os colaboradores e a empresa.

Alexandre Ishikawa, diretor de Produção da Rede Globo, discutiu o processo de produção das Telenovelas e, ainda, debateu temas como o futuro da televisão diante das novas mídias.

"Para entender o Rádio, é necessário olhar para sua história." Com esta frase, Marcus Aurélio, gerente Nacional de Programação da Rádio Globo, iniciou sua palestra, que teve o tema "O rádio na era do ouvinte comunicador". O jornalista falou sobre a revolução do rádio e a linguagem usada pelos locutores nas primeiras transmissões realizadas no Brasil, bem como suas mudanças ao longo da história.

A Semana de Comunicação contou, também, com a palestra de Luiz Kanton, Ilustrador e Animador, que sintetizou seus 33 anos de envolvimento com o desenho para traçar um paralelo com o desenvolvimento da animação no Brasil. Kanton trabalhou no estúdio Mauricio de Sousa por 20 anos, além de ter produzido o gibi "O Menino Maluquinho", de Ziraldo, para a Editora Globo.

Renato Dutra, da Dialeto Produtora, explicou como sua empresa trabalha produzindo apenas documentários sobre a América Latina. Alguns dos documentários são criados em multilinguagem, ou seja, além de documentários em vídeo, são produzidos livros, registros musicais e exposições.