Publicado em: 18/09/2012

18/09/2012

Programa Rio Branco para jornalistas

Atender as necessidades de informação e atualização dos profissionais da imprensa. Este foi o objetivo das Faculdades Integradas Rio Branco, com a realização do "Programa Rio Branco para Jornalistas", com o curso gratuito "Relações Internacionais: Temas da Agenda Contemporânea", nos meses de agosto e setembro, reunindo cerca de 45 profissionais de importantes veículos de comunicação, como TV Globo, Record, Gazeta, Band News, SBT, jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, portais G1, R7, UOL Notícias, Agência Estado, Agência Dinheiro Vivo, Revista Isto é, entre outros.


Profissionais de grandes empresas de comunicação participaram do Programa

A primeira aula foi ministrada pelo professor Guilherme Casarões e teve o tema "Crise no Oriente Médio". O especialista trabalhou temas como o processo de paz israelo-palestino; a crise nuclear do Irã e a Primavera Árabe. Na segunda, foi abordado o tema "Reflexos da Crise Internacional na Europa", pelo professor Rogério Buccelli. Entre os assuntos tratados, estavam o reflexo da crise financeira de 2007/2008 na economia mundial e a zona do euro.



Guilherme Casarões

A crise financeira internacional entre os anos 2007 e 2008, seu reflexo na economia mundial e na zona do euro foram os assuntos abordados pelo professor Rogério Buccelli, na segunda aula.

"Eleições Americanas" foi o assunto abordado na terceira aula. O professor Gunther Rudzit falou sobre os impactos da formação histórica dos Estados Unidos na estrutura política; as atribuições dos Poderes Executivo e Legislativo e as possibilidades de mudanças ou continuidades na Casa Branca com a eleição.


Gunther Rudzit

No último encontro, a coordenadora do Curso de Relações Internacionais, Denilde Holzhacker, falou sobre o "Quadro Político da América Latina", trabalhando os seguintes temas: a situação econômica dos países latino-americanos e ao combate aonarcotráfico no México; as negociações de paz na Colômbia; as relações entre Brasil e Paraguai, bem como os efeitos da entrada da Venezuela no Mercosul e as relações entre China, Estados Unidos e países latino-americanos.

Ao final do programa, todos os participantes receberam um certificado de conclusão do Curso de Extensão.


Denilde Holzhacker