Publicado em: 23/08/2018

Exibição do documentário “Um Fio de Esperança – Independência ou Guerra no Saara Ocidental”

As Faculdades Integradas Rio Branco, no dia 23 de agosto, exibiram o documentário “Um Fio de Esperança – Independência ou Guerra no Saara Ocidental”, com a realização de um debate com um dos autores, Renatho Costa.

O documentário mostra a triste história do Saara Ocidental, que é negligenciada pelo mundo, com um dos conflitos de independência mais longos da atualidade. O documentário conta a história da resistência do povo saharaui, que há 26 anos espera a realização de um referendo de autodeterminação, e explora a frustração crescente desse povo com o processo de paz da ONU, seja nos acampamentos de refugiados, nas zonas liberadas ou nos territórios ocupados há mais de 40 anos pelo Marrocos.

 

José Maria de Souza Junior e o convidado Renatho Costa

A produção também questiona a posição de neutralidade do Brasil, que é um dos únicos países na América Latina que ainda não reconhecem a independência do Saara Ocidental, contribuindo para a normalização de uma violência sistemática contra os saharauis e o saqueio das riquezas de sua terra.

Ao final da exibição do documentário, alunos e professores de Relações Internacionais que estavam presentes puderam fazer perguntas, desvendar alguns mitos e curiosidades sobre o tema.