Publicado em: 18/02/2014

18/02/2014

Aula Magna dos cursos de Jornalismo e Relações Internacionais

Por Guilherme Campos

No dia 18 de fevereiro, a Aula Magna dos cursos de Jornalismo e Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco foi realizada pelo jornalista Klester Cavalcanti, em palestra para os alunos sobre seu mais recente livro "Dias de Inferno na Síria". O livro-reportagem, vencedor do prêmio Jabuti de Literatura, relata os desafios enfrentados enquanto permaneceu em cárcere privado pelo governo sírio.


Klester Cavalcanti

Recebido pela coordenadora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, Patrícia Rangel, pelo coordenador do curso de Relações Internacionais, Gunther Rudzit, e pela professora Renata Carraro, Klester Cavalcanti contou sobre suas experiências como o único jornalista que esteve em Homs, cidade palco da guerra civil síria, onde permaneceu preso por uma semana.

A apresentação relatou histórias daqueles que vivem diariamente o conflito. "Ao me prenderem com os presos considerados ‘não perigosos', eles me deram justamente o que eu procurava: histórias humanas únicas", disse Klester sobre a experiência. Quando indagado sobre a pressão psicológica e tortura sofrida pelo governo sírio, ele comentou: "eu tive certeza que ia morrer. Até hoje não sei por que fui preso", citou.

Jornalista há mais de 18 anos, o pernambucano trabalhou em diversos meios de comunicação de alcance nacional e possui quatro livros publicados, sendo que três deles receberam o prêmio Jabuti de Literatura.