Publicado em: 28/11/2012

28/11/2012

Programa Rio Branco para Jornalistas aborda Novas Tendências do Direito

Para contribuir com a atualização e formação dos profissionais da imprensa e com a sociedade, por meio da informação, as Faculdades Integradas Rio Branco promoveram a 2º edição do Programa Rio Branco para Jornalistas, com o curso de extensão universitária "Novas Tendências do Direito". A iniciativa, que abordou temas de destaque da área jurídica, contou com a participação de cerca de 30 jornalistas, nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro.


Professor Antonio Carlos Malheiros no primeiro encontro

Profissionais de grandes veículos de comunicação, como TV Globo e Globo News, TV Record, TV Bandeirantes, Revista Isto é, UOL Notícias, jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, entre outros, participaram do curso.

A abertura do programa foi realizada pelo diretor-geral, Edman Altheman, e pelo diretor acadêmico, Alexandre Uehara, que destacaram a colaboração acadêmica das Faculdades para a sociedade, por meio do programa. O coordenador do curso de Direito, Paulo Sérgio Feuz, destacou que o programa propôs temas interessantes e atuais da área, diminuindo a distância que, por vezes, existe entre os campos do Direito e do Jornalismo.

"A Relação dos Poderes do Estado as suas formas de controle" foi o tema abordado pelo professor Antonio Carlos Malheiros, que ressaltou, entre outros assuntos, as funções típicas e atípicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de acordo com a constituição brasileira de 1988 e as atuações e poderes do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho do Ministério Público.


Professor Paulo Sérgio Feuz

O coordenador do curso de Direito, Paulo Sérgio Feuz, tratou da liberdade de expressão nos meios de comunicação de massa e nas redes sociais, com destaque para os fundamentos constitucionais para a liberdade de expressão e os limites constitucionais.

O Direito Ambiental na constituição de 1988 e os tratados internacionais sobre o meio ambiente natural, cultural e urbanístico foram alguns dos temas compartilhados pela professora Renata Marques Ferreira.


Professora Renata Marques Ferreira

O Código de Defesa do Consumidor e a Lei Antitruste foram temas elucidados pelo professor Lauro Ishikawa, que explicou as formas jurídicas e legais de controle econômico da sociedade e apresentou cases reais sobre o assunto.


Professor Lauro Ishikawa