Publicado em: 27/08/2012

27/08/2012

X Semana Jurídica

Reunindo profissionais de destaque e alunos do curso de Direito, as Faculdades Integradas Rio Branco promoveram, entre os dias 27 e 31 de agosto, a X Semana Jurídica, com discussões relevantes sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.


 Roberto Cicciliati Trocon, Alexandre Uehara, Edman Altheman e Pedro Luiz Napolitano


A abertura do evento contou com a presença de Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades, Alexandre Uehara, diretor acadêmico, Paulo Sérgio Feuz, coordenador do curso de Direito, e Rodolfo Ramer, presidente da OAB-Freguesia do Ó, que ressaltaram a importância do encontro para enriquecer o conhecimento dos alunos, contribuindo com sua formação.


A palestra de abertura foi realizada por Roberto Cicciliati Trocon, Delegado Federal e Superintendente da Polícia Federal em São Paulo, que falou sobre a investigação do crime organizado e a função social da Polícia no Estado Democrático. E para abordar as atualizações da Lei dos Direitos Humanos no Brasil, Wagner Balera, advogado e livre docente pela PUC/SP, discutiu aspectos históricos da lei e sua aplicação nos dias de hoje.


Ressaltando a importância da sociedade e da imprensa acompanharem o julgamento do caso "Mensalão", Paulo Henrique Abujabra Peixoto, advogado e sócio do escritório Franco Montoro e Peixoto Advogados, comentou o "Foro privilegiado nos casos criminais no Supremo Tribunal Federal - Caso Mensalão" e a polêmica discussão a respeito do fim deste privilégio.


Roberto Senise Lisboa, promotor de Justiça e autor de diversos livros de Direito Civil, falou sobre "Direito Civil Solidário", com destaque para a necessidade de cooperação entre o Estado e sociedade para a conquista da execução das leis que humanizem as relações sociais.

 
"Justiça Desportiva" foi o assunto apresentado por Ronaldo Botelho Piacenti, Advogado sócio do escritório Paulo & Botelho Advogados e Auditor do STJD da CBF, que destacou a composição da Justiça Desportiva no Brasil, seu funcionamento e a aplicação de disciplinas e sanções. Foram discutidas as polêmicas em torno da Lei Geral da Copa na palestra ministrada pelo Deputado Federal Vicente Cândido, relator da Lei.


Para fechar a X Semana Jurídica, foi realizado um Júri Simulado, em que os alunos do 8º semestre do curso de Direito, orientados pelos professores Ednilson Andrade de Melo e Janaina Daniel Varalli, puderam vivenciar a simulação de um julgamento real.